ClipFM – 88.7

Prefeitura de Indaiatuba inicia Março Lilás, mês de combate ao câncer do colo do útero

Vacinação contra o HPV é estimulada em todas as UBSs de Indaiatuba durante o mês.

#PraTodosVerem: Foto colorida mostra homem à esquerda vacinando criança no centro, em frente a um homem adulto. À direita a secretária de Saúde, Graziela Garcia, usa máscara e uma roupa preta. A vacinação está acontecendo em um pátio escolar. Fim da descrição.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou na tarde desta sexta-feira (1º), o cronograma de ações do Março Lilás, mês de combate ao câncer do colo do útero. Todas as UBSs (unidades básicas de saúde) receberão ações específicas voltadas a promoção da informação sobre esta doença.

Neste mês também será possível a vacinação contra o HPV em todas as unidades para meninos e meninas de 9 a 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados.

O que é o câncer do colo do útero?

É um tipo de câncer que se desenvolve nas células do colo do útero, que é a parte inferior do útero (matriz). Geralmente, é causado pela infecção persistente por certos tipos de papilomavírus humano (HPV), que são transmitidos principalmente através de relações sexuais. O câncer do colo do útero pode levar anos para se desenvolver. Os sintomas do câncer do colo do útero podem incluir sangramento vaginal anormal, dor durante o sexo, dor pélvica, corrimento vaginal incomum e micção frequente. No entanto, em estágios iniciais, o câncer pode não apresentar sintomas óbvios, o que destaca a importância do rastreamento regular e dos exames de Papanicolaou ou DNA do HPV (exame utilizado em Indaiatuba) para a detecção precoce.

Felizmente, o câncer do colo do útero é altamente prevenível e tratável se detectado precocemente. A vacinação contra o HPV é uma medida importante de prevenção, bem como exames regulares, que podem detectar alterações nas células antes que se tornem cancerosas.

Cronograma

UBS 1 – 02/03 – 8h às 13h – Coleta de Papanicolau | 09/03 – 8h às 13h – Coleta de Papanicolau e triagem com psicólogo | 16/03 – 8h às 13h – Coleta de Papanicolau e mutirão de eletrocardiograma | 23/03 – 8h às 13h – Coleta de Papanicolau, mutirão de eletrocardiograma, vacinação, orientações e tiragem com psicólogo.

UBS Cecap – Durante todo o mês coleta de Papanicolau, vacinação de HPV | 08/03 – Palestra de promoção e prevenção do câncer de colo de útero no grupo de alongamento | 19/03 – Ação educativa na sala de espera | 20/03 – Roda de conversa com promoção e orientação com os estudantes de medicina | 21/03 – Roda de conversa com promoção e orientação com os estudantes de enfermagem.

UBS Parque Corolla – 09/03 – 8h às 12h – Coleta de exame citopatológico, consulta médica, realização de eletrocardiograma e vacinação contra o HPV.

UBS Camargo Andrade – Durante todo o mês coleta de Papanicolau com agenda no Minha Indaiatuba e vacinação HPV | 12 e 26/03 – 9h – Roda de conversa com alunos de medicina.

UBS 9 Centro – Durante todo o mês de março haverá coleta de Papanicolau, consulta de enfermagem, teste rápido de IST, distribuição de preservativos, vacinação HPV | 13/03 – 14h – Palestra com dr. João (ginecologista) sobre câncer de colo de útero e prevenção.

UBS Jd. Oliveira Camargo – 14/03 – 8h. Café da manhã, coleta de Papanicolau, vacinação HPV, roda de conversa sobre prevenção e promoção à saúde da mulher.

UBS Carlos Aldrovandi – 14/03 – 8h30 – Ação educativa com alunos de medicina da UniMAX na Praça do Fogueteiro | 26/03 – às 8h – Roda de conversa sobre prevenção do câncer de colo de útero em comemoração ao mês das mulheres na própria UBS.

UBS Itaici – 14/03 – Roda de conversa sobre saúde da mulher com agendamentos de consultas no CRAS de Itaici | 26/03 – Abordagem na sala de espera sobre coleta de Papanicolau e/ou DNA do HPV | 27/03 – Abordagem no Ponto Verde sobre a coleta do Papanicolau.

UBS Maritacas – Durante todo o mês de março agendamento de coleta do Preventivo, vacinação de HPV e abordagem de conscientização sobre a doença | 14/03 – 8h30 – palestra com o dr. José Roberto sobre HPV.

UBS Parque Indaiá – Durante todo o mês haverá a coleta do exame Preventivo e ações de conscientização | 16/03 – Coleta de Papanicolau, vacina de HPV e café da manhã.

UBS João Pioli – 16/03 – 7h30 às 12h – Coleta de Papanicolua, realização de eletrocardiograma, consulta médica agendada, vacinação HPV, orientações sobre a saúde da mulher e orientações sobre o Minha Indaiatuba.

UBS Campo Bonito – 16/03 – 7h às 13h – Coleta de prenveção ginecológica, vacinação HPV, orientações e distribuição de preservativos.

UBS 7 Jd. Morada do Sol – 18/03 – 13h às 16h – Roda de conversa com a dra. Thuany Herculano (ginecologista) e coletas de Papanicolau.

UBS 4 Jd. Morada do Sol – 19/03 – 10h e 15h. Palestras sobre câncer do colo do útero.

UBS Jd. Brasil – 20/03 – 9h às 11h. Roda de conversa, mitos e verdades sobre a saúde da mulher. Plantão de coletas de exame Preventivo às terças-feiras das 8h às 12h e das 13h às 16h.

UBS Umuarama – 23/03 – 8h às 12h. Consultas médicas agendadas, consultas de enfermagem com a coleta do Preventivo, vacinação HPV, triagem de psicologia, eletrocardiograma, orientações dengue e consultas odontológicas.

UBS X Jd. Califórnia – Durante todo o mês haverá coleta do exame Preventivo e ações de conscientização da prevenção contra o câncer de colo do útero | 28/03 – 7h às 10h – Praça Jd. California (antigo Campo do Galo), prática chinesa, palestra com profissionais de saúde, massoterapia, café da manhã e outras atividades de entretenimento.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 140

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *