ClipFM – 88.7

Estados do Sul e Sudeste cobram ações do governo contra dengue

Governadores assinaram uma carta com exigências para enfrentarem a doença.

Neste sábado (2), os governadores dos estados do Sul e Sudeste divulgaram uma carta conjunta exigindo maior celeridade no desenvolvimento e produção de vacinas contra a dengue. Um dos pontos trata do combate à dengue, defendendo a produção de vacinas, mas pleiteando por uma atualização dos critérios de distribuição de recursos federais para o enfrentamento à epidemia.

As exigências foram acertadas durante o encerramento do 10º encontro do Consórcio Integrado do Sul e Sudeste (Cosud) e assinadas pelos governadores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No documento, os governadores ressaltam que os sete estados possuem mais de 114 milhões de habitantes e enfrentam uma epidemia de dengue. A quantidade de casos está aumentando de tal forma que Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina já decretaram situação de emergência.

Diante destes dados, os líderes dos estados pedem maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas e, ainda, uma distribuição que, a um só tempo, seja ágil e atenda a critérios transparentes e pactuados com os entes da federação.

– Dado que a epidemia acomete neste momento particularmente o Sul e o Sudeste, contrariando a série histórica, os Estados dessas duas regiões advogam pela atualização dos critérios de distribuição de recursos federais para a realidade atual – diz o documento.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *