ClipFM – 88.7

Tarcísio diz que governo estuda novos trens ao litoral e interior após leilão de trecho entre SP e Campinas

Segundo governador, projeto ligando a capital e Sorocaba “já está no forno” e deve ter audiência pública ainda neste ano.

Após o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (29) que o estado estuda novos trechos ligando a capital ao interior e ao litoral paulista.

Segundo o governador, um projeto ligando a capital e Sorocaba “já está no forno” e deve ter audiência pública ainda neste ano.

O governador também afirmou que tem reunião ainda hoje sobre ligação com São José dos Campos, e mencionou a possibilidade de ser modelado um trem de passageiros para Santos.

“Por que não fazer o São Paulo-Santos? A gente já está pensando em alternativas para fazê-lo. Estudando como vamos vencer a Serra do Mar, qual é o trecho de menor inclinação”, disse.

Tarcísio ponderou que para o governo entrar neste tipo de parceria público-privada (PPP) é necessário fôlego fiscal. Por isso, destacou que internamente a gestão trabalha em um “ajuste”.

Questionado sobre o resultado do leilão do trecho entre a capital e Campinas, que teve uma única proposta, com desconto de 0,01% na contraprestração, Tarcísio disse o ver como sucesso.

Em sua justificativa, o governador destacou os impasses para que consórcios sejam formados e o alto investimento resultante do projeto, acima de R$ 14 bilhões.

O leilão do TIC foi vencido pelo Consórcio C2, que uniu o Grupo Comporte (60%) à chinesa CRRC (40%).

O Grupo Comporte, administrado pela família de Nenê Constantino, fundou a Gol Linhas Aéreas. A China Railway Construction Corporation (CRCC) é conhecida mundialmente pela sua atuação em fabricação e operação de materiais rodantes.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *