ClipFM – 88.7

Câmara aprova projeto que amplia duração de cursinho gratuito

Curso extensivo promovido pela Fiec passa a ter duração de um ano letivo.

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (15) por unanimidade projeto de lei do Poder Executivo que amplia a duração do cursinho pré-vestibular promovido pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC). O curso, que atualmente é semestral (semiextensivo), passa a ter a duração de um ano letivo (extensivo).

A iniciativa tem o objetivo de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – principal forma de acesso às instituições de ensino superior públicas – e também para as demais provas e vestibulares.

Os interessados em fazer o cursinho precisam participar de um processo seletivo realizado anualmente pela Fiec. Na última seleção realizada em 2023, foram oferecidas 120 vagas. Além de ser aprovados no exame, os estudantes precisam morar em Indaiatuba e ter concluído ou estar cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em escola pública ou privada.

O líder do governo e vice-presidente da Câmara, Othniel Harfuch, pediu a aprovação do projeto por entender que a iniciativa democratiza o acesso à educação superior. “Muitos estudantes não têm oportunidade de fazer o cursinho, porque sabemos que os custos são muito altos. E agora, com este projeto, também estamos ampliando o tempo de duração de seis meses para um ano”, observou o vereador.

Aprovado em caráter definitivo, o projeto seguiu para sanção do prefeito Nilson Gaspar.

Na sessão de segunda-feira (15), o plenário aprovou ainda outras três matérias: a que concede o título de Cidadã Indaiatubana à Dra. Luciana Mori Gomes, de iniciativa de Silene Carvalini, a que institui o Conselho Municipal de Defesa Civil, de autoria do Executivo (segunda discussão), e a que proíbe a designação de ruas e logradouros com nomes de condenados por violência doméstica, proposta por Wilson Índio da Doze (segunda discussão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *