ClipFM – 88.7

Prefeitura de Indaiatuba dá sequência nas ações do Grupo de Trabalho contra Febre Maculosa

Comitê intersetorial tem objetivo de trabalhar prevenção da doença no município.

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou em dezembro de 2023 o Grupo de Trabalho contra Febre Maculosa, que tem objetivo de discutir entre profissionais de várias secretarias municipais possíveis locais com a presença de carrapatos estrelas e mecanismos de prevenção da doença. O Comitê intersetorial se reúne mensalmente no Bosque do Saber, e neste mês, o encontro aconteceu na última quinta-feira (21).

As secretarias que estão envolvidas são: Saúde; Obras; Saae; Serviços Urbanos e Meio Ambiente; e Educação. Em Indaiatuba nos últimos quatro anos, apenas quatro casos foram confirmados da doença, e neste ano não há nenhum registro confirmado.

A Febre Maculosa é uma doença que envolve diferentes aspectos, desde a saúde pública até o manejo ambiental e a educação da população. “Ter representantes de todas as secretarias envolvidas permite uma abordagem integrada para lidar com a doença”, afirmou a secretária de Saúde, Graziela Garcia.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Renata Marciano, “cada secretaria tem recursos e conhecimentos específicos que podem ser úteis na prevenção da Febre Maculosa. Criar um comitê permite o compartilhamento desses recursos e conhecimentos para desenvolver estratégias mais eficazes”, concluiu.

O que é a Febre Maculosa e como se prevenir?

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa transmitida principalmente pela picada de carrapatos estrelas infectados. Essa doença pode ser grave e até mesmo fatal se não for tratada adequadamente. Os sintomas típicos da Febre Maculosa incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, erupção cutânea característica (maculopapular), entre outros.

Dicas de prevenção são constantemente divulgadas pelo Grupo de Trabalho como:

– Evite áreas conhecidas por serem infestadas por carrapatos, como matas densas e áreas com vegetação alta.

– Use roupas de manga longa, calças compridas e sapatos fechados ao entrar em áreas onde carrapatos podem estar presentes. Tente manter as roupas enfiadas nas meias e na cintura para impedir que os carrapatos entrem em contato direto com a pele.

– Use repelentes de insetos nas áreas expostas da pele e nas roupas, seguindo as instruções do produto.

– Após retornar de áreas onde os carrapatos podem estar presentes, verifique todo o corpo, incluindo as áreas cobertas de cabelo, para detectar e remover quaisquer carrapatos. Isso é especialmente importante para crianças e animais de estimação.

– Se você encontrar um carrapato preso à sua pele, remova-o o mais rápido possível usando pinça, puxando-o suavemente para fora, sem esmagá-lo. Limpe a área da picada com álcool ou água e sabão.

– Mantenha os animais de estimação protegidos contra carrapatos através de métodos preventivos como medicamentos antiparasitários e/ou banhos carrapaticidas recomendados por veterinários.

– Evite o contato direto com animais silvestres, pois eles podem ser portadores de carrapatos infectados.

Ao aparecimento de qualquer sintoma a UBS (unidade básica de saúde) mais próxima da residência deve ser procurada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos finais de semana a UPA-24H ou Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) também podem ser acessados.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 216

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *