ClipFM – 88.7

Piloto e copiloto dormem juntos em pleno voo e avião fica ‘desgovernado’ durante 28 minutos

Um incidente inusitado ocorreu durante um voo da companhia Batik Air, que partiu de Kendari, no leste da Indonésia, com destino a Jacarta. Segundo o relatório do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, o piloto e o copiloto dormiram simultaneamente por pelo menos 28 minutos enquanto tripulavam um Airbus A320 com 153 passageiros a bordo.

O relatório detalha que, meia hora após a decolagem, o capitão solicitou ao copiloto autorização para “descansar” e adormeceu por cerca de 45 minutos. Após uma breve conversa e nova autorização do copiloto, o capitão adormeceu novamente. Durante esse período, o copiloto manteve contato com o centro de controle em terra para ajustes de rota devido ao mau tempo, mas também adormeceu.

Os controladores em terra tentaram diversas vezes contatar a tripulação, sem sucesso. Passados 28 minutos desde a última comunicação registrada, o capitão acordou e percebeu que estavam fora da rota. Ele acordou o copiloto, que também estava dormindo. O avião, então, corrigiu o curso e pousou sem incidentes em Jacarta.

O relatório não revela os nomes dos pilotos, mas destaca que o capitão tem 32 anos e o copiloto, 28. Detalhes sobre os históricos de voos e o descanso nas 24 horas anteriores também foram incluídos. Após o incidente, a Batik Air foi solicitada a realizar verificações na cabine durante os voos para evitar recorrências desse tipo e garantir o descanso adequado da tripulação.

Apesar do susto, nenhum dos 153 passageiros ou quatro comissários a bordo sofreu danos durante o voo de duas horas e 35 minutos, que aconteceu em 25 de janeiro. O comitê de segurança recomendou medidas adicionais para evitar incidentes semelhantes no futuro.

Fonte: Terra Brasil Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *