ClipFM – 88.7

Brasil é o segundo país mais feliz da América do Sul

A classificação é realizada pela Organização das Nações Unidas.

O Dia Internacional da Felicidade é neste domingo, 20. De acordo com a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o Brasil é o segundo país mais feliz da América do Sul; o quinto, entre os países da América Latina; e o 38º, na classificação geral.

Nos últimos 10 anos, o órgão vem fazendo um ranking mundial da felicidade. A edição de 2022 listou 146 países. A primeira colocação é da Finlândia pelo quinto ano consecutivo. Até a 20ª posição, todas as nações são democracias liberais. Os Estados Unidos aparecem em 16º, logo abaixo do Canadá (15º), que está na melhor posição do continente americano. No Oriente Médio, a liderança ficou com Israel, nono colocado em todo o mundo.

A lista revela que a população de Taiwan (na 26ª posição) é mais feliz que a chinesa (72ª colocada). A Venezuela, que assim como a China é controlada por um regime de exceção de esquerda, atingiu a colocação número 108 — e ficou abaixo, por exemplo, do Iraque.

Na penúltima colocação está o Líbano, imerso em conflitos internos. O Afeganistão, sob o governo dos extremistas do Talibã, aparece em último lugar.

Para avaliar a felicidade, o ranking leva em consideração variáveis como Produto Interno Bruto per capita, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepções de corrupção. Esses dados geram uma escala que vai de zero a dez. O maior valor atingido nesta edição foi 7,8, dos finlandeses. E o pior: 2,4, dos afegãos.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *