ClipFM – 88.7

Rainha Silvia da Suécia assina protocolo de proteção a crianças e adolescentes em Campinas

Em visita ao Brasil ao lado do Rei Carlos XVI Gustavo, monarca marca criação do 1º Centro de Atendimento Integrado de sua ONG, a Childhood Brasil, em Campinas (SP).

Rainha Silvia da Suécia assina nesta segunda-feira (4), em Campinas (SP), um protocolo para a implementação de estratégias de proteção integral às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, especialmente a sexual.

Ao lado do Rei Carlos XVI Gustavo, a visita marca a implementação da lei 13.431/2017 e da Escuta Protegida, além da criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI), concebido pela Childhood Brasil, instituição criada pela rainha e que comemora 25 anos.

De acordo com a administração municipal, a iniciativa representa um pacto inédito entre o município, a Childhood Brasil, a Fundação Feac e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Na solenidade, a rainha, que é filha de mãe brasileira e morou no país durante a infância, conheceu uma unidade da CEI Espaço do Amanhã Adriana Missae Momma, no Campo Florido II. Em 2019 ela falou à EPTV, afiliada da TV Globo, sobre sua relação com o Brasil.

Centro de Atendimento Integrado

A Prefeitura detalhou que o CAI vai reunir em um único local todos os serviços previstos na lei para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, em especial violência sexual.

“Esse modelo coloca a criança como prioridade ao concentrar e integrar todos os serviços públicos em um só local”, pontuou.

O CAI deve oferecer, ainda, serviços de atenção e proteção, como os de saúde, socioassistenciais, dos sistemas de justiça e da segurança pública. Além disso, vai fazer a gestão e monitoramento dos casos e proporcionar ambiente lúdico e acolhedor para crianças e adolescentes.

Além da rainha, a cerimônia conta também com a presença de Renato Nahas, presidente da Fundação Feac; e Ricardo Leite de Moraes, presidente do CMDCA, membros da sociedade civil organizada e do poder público municipal; além do presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini.

World Childhood Foundation

A instituição criada por Silvia possui escritórios na Alemanha, no Brasil, nos Estados Unidos e na Suécia. Segundo informações divulgadas em seu site, a World Childhood Foundation já apoiou mais de 500 projetos em 16 países, todos destinados às crianças em situação de risco, com enfoque no abuso e exploração sexual.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *