DJ alertou os seguidores para o aquecimento global e chamou a atenção para a conscientização ambiental.
Nesta quarta-feira (11), o DJ Alok publicou um vídeo em seu perfil no Instagram para fazer um alerta em relação às queimadas que assolam o Brasil.
“Semana passada foi o Dia da Amazônia, mas não tem nada para comemorar. Só este ano, a Amazônia e o Pantanal já perderam juntos cerca de 8 milhões de hectares para o fogo. Para vocês terem ideia, isso equivale a 52 cidades de São Paulo”, disse.
No vídeo, o DJ mostrou imagens que ele mesmo gravou do céu do estado de Rondônia coberto por fumaça oriunda das queimadas na Amazônia – o astro fez apresentação na Exponorte 2024 em Vilhena, RO, no último dia 30. “Meu olho ardia, estava difícil de respirar […] eu não consegui ficar muito tempo lá e, sinceramente, eu não sei como as pessoas estão conseguindo viver nessas condições”, declarou.
“O Brasil é a maior potência global no que se refere biodiversidade e, sem ela, o mundo já estaria em um caos porque ela combate diariamente o aquecimento global e trás o equilíbrio para o planeta”, pontuou o artista, engajado em causas ambientais e fundador do Instituto Alok, que promove projetos de assistência social, promoção cultural e proteção da natureza.
“A gente tem de reflorestar nossa mente. Parece um papo chato, mas é verdade, porque quando você não tem consciência sobre algo é normal que você cometa erros, mas a partir do momento que você tem consciência sobre aquilo, não é um erro mais, é uma escolha […] A gente sempre se pergunta que planeta estamos deixando para os nossos filhos, mas a gente esquece de se perguntar: quais filhos estamos deixando para esse mundo? Porque não adianta nada deixar um mundo pautado em desenvolvimento sustentável se a nova geração não tiver conscientização do valor disso”, finalizou.
Queimadas na floresta amazônica
Apenas o estado do Amazonas, que abriga parte da floresta, apresentou 38 mil focos de calor em agosto, segundo dados do Programa de Queimadas do INPE. É o pior registro no mês em 14 anos. As queimadas na floresta, aliado a incêndios na porção colombiana do bioma, foram principais responsáveis por nuvens de fumaça que tomaram grande parte do ar sobre o Brasil nos últimos dias. Incêndios também preocuparam em estados como São Paulo e Goiás.
Fonte: GQ