Um estudo realizado pela consultoria Kickresume, com quase 3.000 profissionais, revelou que 85% dos participantes têm colegas de trabalho irritantes, e 58% alegam ter a produtividade prejudicada por esses comportamentos. As atitudes mais incômodas incluem pegar comida dos outros (27%), não respeitar o espaço pessoal (30%) e reclamar constantemente (30%).
O ambiente de trabalho influencia significativamente a percepção desses comportamentos. A pesquisa mostrou que 62% dos profissionais, em presencial, enfrentam essas pessoas no local, enquanto os funcionários híbridos e remotos reportam irritação por e-mails e mensagens (44%), chamadas de vídeo (29%) e ligações por telefone (37%).
Entre os trabalhadores híbridos, 53% sentem que esse modelo de trabalho diminui a experiência com colegas irritantes, ao passo que 33% acreditam que o trabalho digital intensifica esses comportamentos. A forma de lidar também varia, alguns optam por reportar o problema ao RH e outros preferem não expressar sua insatisfação.