Um macaco prego foi resgatado pela Defesa Civil de Indaiatuba nesta semana e encaminhado para a Associação Mata Ciliar, após receber os primeiros socorros no Centro de Reabilitação Animal (CRA). O animal foi encontrado bastante debilitado, caído em um chiqueiro de porcos de uma propriedade rural do município. A Defesa Civil foi acionada e, como o caso exigia cuidados veterinários, não foi possível devolvê-lo de imediato à natureza.
De acordo com o médico veterinário responsável pelo CRA, Adriano Mayoral, durante os primeiros socorros, o macaquinho recebeu medicação, água e alimentação para que tivesse um pouco de conforto até chegar na Associação Mata Ciliar, que fica localizada no município de Jundiaí.
O veterinário informou que há a suspeita de que o animal estava no chiqueiro à procura de alimento. “Por isso, sempre orientamos à população para não alimentar animais selvagens e não manter em cativeiro sem as devidas licenças, a fim de se evitar esse tipo de acidente”, reforçou.
Só neste ano, a Administração Municipal já encaminhou 47 animais para a Associação Mata Ciliar, com quem mantém convênio desde 2015, com o objetivo de promover a proteção e reabilitação da fauna silvestre do município. A Associação recebe e dá atendimento médico veterinário e destinação adequada aos animais silvestres resgatados pelos órgãos municipais que forem encaminhados à unidade.
Quando um munícipe encontrar um animal silvestre fora de seu habitat deve comunicar à Prefeitura, por meio da Defesa Civil ou da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, ou o Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593.
- Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
- Release N.º: 495