ClipFM – 88.7

Cronograma do serviço de coleta de lixo terá mudanças a partir desta quarta-feira (13/03)

O serviço de coleta de lixo domiciliar de Indaiatuba inicia novo calendário a partir desta quarta-feira (13/03). A atualização é necessária para acompanhar o crescimento da cidade e as mudanças no trânsito, com a proposta de manter a qualidade no atendimento aos munícipes. A população deve ficar atenta às mudanças. O novo calendário pode ser conferido no site da Prefeitura de Indaiatuba ou no endereço eletrônico https://corpus.com.br/coletaindaiatuba/.

A principal novidade é que a região central da cidade passará a ter coleta de segunda a sábado. A coleta diária também atenderá as avenidas e vias de muita movimentação, que contam com comércios, estabelecimentos e alto volume de geração de resíduos. Nesses pontos, o caminhão passará de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h, e aos sábados a coleta terá início às 16h.

Com a atualização do itinerário da coleta de lixo, foi possível incluir novos loteamentos e a ampliar os dias de coleta na via Marginal Sul e na Estrada Lix da Cunha, região onde estão condomínios como Evidências I, Jardim Indaiatuba Golf, Residencial Bellville e Villa Helvétia.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, o novo plano de coleta prevê melhorias no serviço em locais com alto volume de produção de resíduos, tornando a mobilidade urbana mais eficiente com o atendimento fora dos horários de pico. “O plano, além de menos circulação dos veículos durante a alta demanda, prevê a redução de deslocamentos desnecessários, preservando as vias e tornando o serviço mais seguro e eficiente para a população”, reforçou

Os munícipes podem colaborar para manter a cidade limpa e bem cuidada embalando bem o lixo antes de colocar para fora da residência ou comércio. Outro cuidado é colocar o lixo bem próximo ao horário do início de cada turno de coleta, que é às 6h para o cronograma diurno, e às 17h no período noturno. Dessa forma, os sacos com os resíduos não ficam sujeitos as ações do tempo.

A empresa Corpus Saneamento e Obras, que é responsável pelo serviço no município, ressalta que esses cuidados fazem a diferença porque durante chuvas fortes, por exemplo, o lixo solto nas calçadas pode ser carregado para bueiros e causar problemas como enchentes, contaminação de vias pluviais e poluição de rios e lençóis freáticos. Animais também podem rasgar os sacos de lixo à procura de alimentos, sujando as ruas e causando transtornos como o mau cheiro e a proliferação de pragas urbanas, como ratos e baratas, além do risco de formar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 164

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *