“Ele era racista e não percebemos isso na época”, disse Jiwoo.
Há seis anos, quando o K-pop começava a se tornar um fenômenos de grandes proporções, o quarteto KARD foi um dos primeiros nomes do pop da Coreia do Sul a visitar o Brasil. Naquela ocasião, eles fizeram uma visita ao programa apresentado por Raul Gil no SBT que gerou, e segue gerando, polêmica dadas algumas piadas feito pelo apresentador que foram enxergadas como xenófobas.
Em uma recente entrevista, que viralizou no Twitter, os integrantes, em particular a cantora Jiwoo, relembram com amargura do episódio. “Era um programa de televisão ao vivo de grande audiência, com uma pessoa que era praticamente o MC da nação”, ela conta ao entrevistador. “E ele era racista, e nós não percebemos isso à época… ele está sendo racista e eu sorrindo porque eu não sabia.”
Veja:
Em entrevista, KARD falou sobre o episódio de desconforto que sofreram enquanto passavam pelo Brasil no Programa do Raul Gil.
— Nunca Pause O MV (@npomvtt) November 9, 2023
'Ele era praticamente o MC da nação e ele era racista e não percebemos na época'.pic.twitter.com/ta0NyVgpOb
O veterano comunicador usou a expressão “abre o olho” em um momento (também esticando os olhos com as mãos), e fez uma imitarção do sotaque de asiáticos falando português. Raul também encostou bastante os integrantes do quarteto, algo que é bastante comum no Brasil, mas não na Coreia.
Confira a participação do KARD em 2017 no programa do SBT:
Quando a polêmica estourou, Raul Gil se desculpou publicamente sobre o ocorrido. Veja a participação dele no program de Soinia Abrão onde o assunto foi tema de debate:
Fonte: Vagalume