ClipFM – 88.7

Calor extremo: Inmet emite alerta vermelho para nove estados; veja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para nove estados do Brasil em decorrência da onda de calor que se iniciou na última segunda-feira (17) e deve perdurar.

A cor vermelha na escala do sistema de alertas representa “grande perigo”, já que há previsão de calor extremo. As temperaturas devem ser elevadas em até cinco graus acima da média para o mês de setembro no estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O alerta vermelho também cumpre a finalidade de informar acerca do risco de acidentes e danos à saúde como consequência das altas temperaturas.

A primavera começa neste sábado (23), mas as temperaturas extremas não ocorrem em razão da mudança de estação, mas ao fenômeno El Niño.

A baixa umidade relativa do ar também é fator que requer cuidados. O Inmet emitiu alerta laranja sobre a secura em Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Nestes estados a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ser considerável saudável, essa margem precisa estar entre 50% e 60%.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *