ClipFM – 88.7

Programa Vizinhança Solidária é implantado no bairro Vila Furlan

Um dos mais importantes artistas da história da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa tem sua obra revisitada em Outras Bossas – Um Show em Homenagem a Noel Rosa, com a cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro, atração na próxima sexta-feira, 28 de julho, às 20 horas, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada na bilheteria, uma hora antes do início do show.

O espetáculo, contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, apresenta formação inédita das músicas do carioca com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz.

No palco, os jovens artistas dão vida a um Noel além do samba e seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasileira da Época do Ouro. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje.

Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo, personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça, Tipo Zero, fazem parte do imaginário popular.

Tradição e modernidade

Com duração de 60 minutos e classificação indicativa livre, em Outras Bossas as canções, crônicas e personagens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.

“Estamos muito felizes em retomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as canções do álbum Outras Bossas junto com outras músicas do Noel, algumas conhecidas e outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor”, detalha a cantora Jacque Falcheti. “Eu ouvi as mais de 200 composições do Noel para selecionar quais poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”.

Para ela, Outras Bossas representa uma conversa com a música brasileira tradicional, mas com um pensamento atual sobre a obra. “É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com influências da Pop Art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixonado, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.

Os artistas

Jacque Falcheti é cantora, tem quatro CDs lançados, turnês pela Europa, América Latina e África, já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte (Fundação Nacional de Artes), Ministério da Cultura, entre outros.

Retrato Brasileiro é formado por Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Saka (guitarra) e Theo Fraga (contrabaixo), tem dois CDs lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e editais de cultura como ProAc.

Os artistas se uniram para gravar Outras Bossas, lançado pela gravadora Experimental em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD lançado em 2020 já ultrapassa mais de 10 mil plays nas plataformas de streaming e foi premiado pelo ProAc LAB e Editais.

Os artistas foram convidados pelo SESC de Ribeirão Preto para participar de uma série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. Outras Bossas também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batuta, Rádio Cultura, entre outros.

Outras Bossas é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAc, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Depois de Indaiatuba, o show passa por Tatuí, São Paulo e Santos.

Outras Bossas – Um Show em Homenagem a Noel Rosa

Com: Jacque Falcheti e Retrato Brasileiro
Data: 28 de julho
Horário: 20 horas
Local: no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol
Entrada gratuita (ingressos disponíveis para retirada às 19h)

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 641

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *