Pela primeira vez em uma década, a Netflix enfrenta uma queda de assinantes. Concorrência e compartilhamento de contas são motivos apontados.
Em relatório divulgado para os acionistas nesta terça (19/4), a Netflix revelou que, pela 1ª vez em uma década, perdeu assinantes: o serviço viu 200 mil contas abandonarem a “locadora vermelha” no último trimestre. As ações da empresa caíram 20% após a divulgação dos dados.
De acordo com os dados divulgados pelo serviço, de 221.840 milhões de assinantes registrados no final de 2021, o serviço desceu para 221.640 milhões neste primeiro trimestre de 2022. Mesmo com a queda, a Netflix ainda é o líder mundial no mercado de streaming.
Segunda a Netflix, as razões da queda estariam ligadas a diversos fatores. Entre eles, o aumento do número de uso compartilhado de contas do serviço e o crescimento da concorrência. Enquanto ficou isolada no mercado por vários anos, a “locadora vermelha” agora precisa lidar com outros serviços rivais, como HBO Max, Disney+,Amazon Prime Video, entre outros.
“A competição com a TV tradicional, assim como com o YouTube, Amazon e Hulu, tem sido a mais robusta dos últimos 15 anos. Nos três últimos anos, as companhias de entretenimento perceberam que o streaming é o futuro e vários serviços foram lançados”, diz o texto direcionado aos acionistas.
“Pela primeira vez em uma década houve uma queda no volume total de usuários da Netflix. As perspectivas não são positivas, pode ter mais queda de assinantes. As razões apontadas são o aumento da inflação nos Estados Unidos, o compartilhamentos indevidos de contas, aumento da concorrência e a guerra na Rússia”, diz Thiago Lobão, CEO da Catarina Capital.
“Em linhas gerais, é um cenário desafiador para a plataforma. O pior não é só a queda de usuários, mas as perspectivas de que o cenário não deve melhorar em curto prazo”, completou o especialista.
Fonte: Metrópoles