ClipFM – 88.7

Nasa revela descoberta que “entra para o livro dos recordes”

Telescópio Hubble detectou a estrela mais distante da Terra, a 12,9 bilhões de anos-luz do nosso planeta.

Após fazer mistério sobre uma descoberta “que quebraria recordes”, a Nasa finalmente revelou qual é a grande novidade: o telescópio Hubble detectou a estrela mais distante da Terra já vista na história. O astro se encontra a 12,9 bilhões de anos-luz do nosso planeta, possui 50 vezes mais massa que o nosso Sol e é milhões de vezes mais brilhante que ele.

O corpo celeste foi batizado como Earendel, que significa estrela da manhã, no inglês antigo. O nome também corresponde a um personagem da saga Senhor dos Anéis, escrita por J. R. R. Tolkien.

Para a Nasa, a descoberta da nova estrela “não só estende nossa compreensão sobre o universo, como cria uma empolgante área de pesquisa para o futuro do Hubble e do James Web Space Telescope”.

– Quase não acreditamos no começo, era muito mais longe do que a estrela anterior mais distante e com maior desvio para o vermelho – afirmou o astrônomo Brian Welch, da Universidade Johns Hopkins.

A descoberta foi publicada na revista Narute, nesta quarta-feira (30). Segundo Welch, que é o principal autor do artigo, a novidade deve possibilitar estudos sobre uma era do universo ainda pouco explorada.

– Earendel existiu há tanto tempo que pode não ter as mesmas matérias-primas que as estrelas ao nosso redor hoje. Estudar Earendel será uma janela para uma era do universo com a qual não estamos familiarizados, mas que levou a tudo o que sabemos. É como se estivéssemos lendo um livro realmente interessante, mas começamos com o segundo capítulo e agora teremos a chance de ver como tudo começou – assinalou.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *