O WhatsApp começou a liberar a exibição de ondas sonoras como recurso visual para simbolizar os áudios trocados nos bate-papos. A versão beta do app já substituiu a velha barra linear de progresso por uma aparência mais atraente, que possibilita saber em quais trechos o som está mais alto ou baixo.
O recurso é bastante útil porque ajuda a controlar o volume: se a onda formar uma parábola muito grande, é sinal de que haverá um som alto; se a linha estiver mais reta, com poucas curvas, significa que a mensagem de voz pode estar baixa demais. Então, se você não conseguir ouvir um áudio recebido, conseguirá saber se o problema foi na gravação ou se você que esqueceu de ativar o som no seu celular.
Em vez de apenas surgir como uma barra reta sem graça, as curvas tão um toque gráfico mais bonito para o app. As formas de onda haviam sido liberadas antes para testadores do Android, em junho, mas foram removidas subitamente e agora voltaram, possivelmente em definitivo.
Usuários do WhatsApp beta para iOS e Android já podem curtir as ondas sonoras. Pode ser que nem todos recebam o recurso de imediato, pois a companhia costuma fazer liberações graduais para impedir sobrecarga dos servidores. Como é uma adição feita no lado do servidor, não é necessário atualizar o prorgama para ter acesso, embora isso seja recomendado para evitar incompatibilidades
WhatsApp investe nos áudios
Não há uma data para o lançamento oficial, mas o teste com uma quantidade maior de pessoas é um indicativo que o recurso está maduro o suficiente para desembarcar em algumas semanas.
Essa novidade se junta a outros recursos voltados para áudio experimentados pelo WhatsApp nas últimas semanas, como a permissão para acelerar mensagens de áudio encaminhadas. Em meados de novembro, os desenvolvedores testaram um botão de pause para interromper e retomar a gravação do mesmo ponto.
Fonte: CanalTech