A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou, nesta segunda-feira , a tarde ,que um caso da nova variante de coronavírus foi identificado na cidade . O caso confirmado é de uma paciente de 78 anos que veio em um voo procedente de Manaus dia 14 de janeiro e desembarcou no Aeroporto de Viracopos
Ao chegar na cidade, a paciente foi encaminhada diretamente para uma unidade de saúde e depois internada em um leito SUS contratado no Hospital Beneficência Portuguesa, onde ficou até dia 25 de janeiro. No dia 26 o exame confirmou que ela havia contraído a covid-19.
Porém, o resultado do exame feito pelo Laboratório Adolfo Lutz, confirmou, apenas neste final de semana, que ela estava infectada com uma nova variante da doença. Alvo de análises devido à possibilidade de ser mais transmissível, a variante foi identificada em janeiro no Amazonas, onde já responde pela maioria dos casos observados, segundo a Fiocruz.
A Secretaria de Saúde também comunicou que todas as medidas de controle epidemiológico foram tomadas e não há registro de que esta paciente tenha transmitido o vírus a outras pessoas em Campinas.
Ainda segundo a Secretaria, até agora ,não foram registrados outros casos da nova variante na cidade.