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PlayStation 5 chega em 12 de novembro a partir de US$ 399

Lançamento inicial do console será nos EUA, Japão, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul; o resto do mundo recebe o videogame em 19 de novembro.

Nesta quarta-feira (16), durante o evento PlayStation 5 Showcase, a Sony colocou uma luz sobre um dos maiores mistérios da próxima geração: o preço e disponibilidade dos novos consoles.

O videogame será lançado em duas variantes, que se diferenciam apenas pela presença de um leitor de discos Blu-Ray. Nos dois casos, os aparelhos contam com as laterais brancas, a parte central na cor preta e LEDs azuis.

Eles chegam ao mercado dos Estados Unidos, Japão, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul em 12 de novembro; no restante do mundo, o console chega alguns dias depois, no dia 19 – o Brasil deve receber o dispositivo nessa data. 

O preço da edição padrão é de US$ 499 (R$ 2.615 em conversão direta, sem considerar os impostos). O console mais simples, sem o driver de discos Blu-Ray, é um pouco mais barato: US$ 399 (R$ 2.092 em conversão direta, também sem impostos).

Características técnicas

O novo console terá uma CPU AMD Zen 2 de oito núcleos com clock de 3,5 GHz e uma GPU personalizada usando a tecnologia RDNA 2 da AMD, que oferece 10,28 teraflops de potência. Além disso, a empresa promete 16 GB de memória RAM GDDR6 e um SSD personalizado de 825 GB.

De acordo com a Sony, a adoção de um SSD, aliado ao hardware do aparelho, fará com que o tempo de loading em jogos seja diminuído para quase zero, além de reduzir significativamente o tempo de carregamento em recursos de “viagem rápida” presentes em games de mundo aberto. No ano passado, a companhia demonstrou o PlayStation 5 ao lado do console anterior em um teste do game ‘Marvel’s Spider Man’.

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No entanto, o console não vai se limitar ao SSD que vem de fábrica. O videogame terá uma entrada NVMe SSD para armazenamento expansível. Ao contrário do novo Xbox, será um slot padrão, não sendo necessária uma unidade específica de encaixe.

Controle DualSense

Recentemente, os desenvolvedores do PS5 trataram da jogabilidade ao explicar como estão usando os gatilhos adaptativos e os feedbacks táteis do DualSense, controle sem fio desenvolvido para o console, para melhorar a experiência dos jogadores.

Antes de continuar, vale lembrar que os gatilhos adaptativos foram aplicados aos botões L2 e R2 do DualSense para que os desenvolvedores de games possam incluir certas resistências ao toque de acordo com diferentes aspectos do jogo. O feedback tátil, por sua vez, é como o controle reage, em termos de vibrações e outras sensações, ao que está acontecendo no game.

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egundo os desenvolvedores do DualSense, em jogos como “Deathloop”, por exemplo, os gatilhos adaptativos serão utilizados para fazer as armas parecerem diferentes umas das outras pelo toque. Além disso, se acontecer de uma arma emperrar, o gatilho do controle também emperrará.

Já os feedbacks táteis dão ao game “Demon’s Souls” a capacidade de “parecer mais corajoso, escuro e mortal”, visto que o jogador sentirá cada golpe recebido, o que dá a vantagem de uma reação mais rápida.

Comentários sobre recursos hápticos envolvem o PS5 desde o seu primeiro anúncio oficial. Na ocasião, os desenvolvedores deixaram claro que o console apresentará aos jogadores “um mundo onde você pode sentir a força na ponta dos dedos”.

Jogos

Recentemente, a Amazon Austrália parece ter decidido dar um pequeno spoiler sobre os jogos do PlayStation 5. Aparentemente por um descuido de alguém, já que as imagens foram rapidamente retiradas do ar, cinco jogos tiveram suas capas mostradas. Mas como o que cai na internet fica lá para sempre, a conta @Nibellion, no Twitter, divulgou todas. Os títulos são: ‘Sackboy: A Big Adventure’, ‘Gran Turismo 7’, ‘Destruction All Stars’, ‘Returnal’ e ‘Demon’s Souls’.

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Dessas, duas já são a versão definitiva da capa e mostram o que vai chegar aos jogadores: ‘Sackboy: A Big Adventure’ e ‘Returnal’. Quanto a ‘Gran Turismo 7’, ‘Destruction All Stars’ e ‘Demon’s Souls’, ainda não é a arte final. Isso fica claro com a indicação de ‘Art Not Final’ na parte inferior das imagens. Além disso, não são mostradas as classificações indicativas dos jogos. Isso pode significar que eles ainda não foram submetidos à análise dos órgãos responsáveis.

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Fonte: Olhar Digital

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