O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu usar o biólogo Átila Iamarino, que previu que o Brasil teria 1 milhão de mortos por Covid-19 até o fim de agosto, para estrelar uma propaganda contra as fake news nas campanhas eleitorais.
Na peça publicitária, Átila compara as notícias falsas a um vírus.
– Pense em uma coisa que se espalha progressivamente, contamina famílias, afasta as pessoas e traz consequências muito graves para a sociedade. Não é como um vírus, mas é como se fosse: são as fake news – diz Átila no início do vídeo.
Átila Iamarino ganhou repercussão nacional no início da pandemia do coronavírus no Brasil. Em um vídeo de março, o biólogo projeta que o Brasil chegaria à marca de 1 milhão de vítimas da Covid-19 no fim de agosto caso o país tomasse apenas medidas de mitigação da doença, ou seja, caso adotasse uma quarentena parcial, como de fato ocorreu.
Ainda segundo a projeção de Átila, se o Brasil fizesse a supressão da doença, o que ele disse que aconteceria se todos “ficassem em casa pelos próximos meses”, em um confinamento total, o Brasil atingiria a marca genérica de “milhares de mortos”.
No fim de agosto, o Brasil tinha 121,5 mil mortes confirmadas pela doença.
Fonte: Pleno News