Já se passaram quase quatro décadas desde que nossas melhores e mais brilhantes estrelas deram o primeiro salto de nossos aparelhos de som para nossas televisões, mudando o curso da música popular. A poucos dias do MTV Video Music Awards, a Billboard elencou os 100 artistas visuais de maior relevância da história. E no 1º lugar, nenhuma surpresa: Madonna foi a escolhida pela publicação.
Por que a rainha do pop é um ícone dos videoclipes? Ao lado de Michael Jackson, que nos deixou precocemente, Madonna inaugurou uma era logo após a própria MTV. Seus vídeos com alto conceito artístico canalizavam a velha Hollywood enquanto abriam um caminho estético provocativo para o futuro. Além disso eram parte integrante de sua imagem em constante mudança e controle meticuloso que ela exerceu em torno disso por décadas.
“Like a Prayer” tocou na ferida da Igreja Católica e questionou o racismo vigente na América. “Justify My Love” e “Erotica” foram fundo nos desejos mais íntimos de cada pessoa. “Bedtime Story” trouxe o surrealismo pro universo pop e segue como o único videoclipe em exposição permanente no Museu de Arte de Nova York. “American Life” mexeu com a sociedade americana ao dizer “não” para a guerra.
Poderíamos citar dezenas de videoclipes. Mas é “Vogue” – dirigido por David Fincher, com sua alquimia de glamour da velha escola, coreografia das famosas balls que voltaram a ser comentadas por causa da série Pose (Netflix) e fotografia suntuosa – que permanece como seu melhor momento visual.
Completam o Top 10: Michael Jackson (#2), Beyoncé/Destiny’s Child (#3), Janet Jackson (#4), Missy Elliott (#5), Lady Gaga (#6), Duran Duran (#7), Britney Spears (#8), Jay-Z (#9) e Nirvana (#10).
Fonte: PopLine