Belloto disse que descobriu a doença durante exames de rotina e vai passar por cirurgia.
Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs, anunciou nesta segunda-feira (3) em suas redes sociais que está com câncer de pâncreas.
“Fazendo um exame de rotina, eu fui diagnosticado com tumor no pâncreas e vou passar por uma cirurgia”, contou aos fãs.
Belloto anunciou que, com isso, vai se afastar dos palcos para o tratamento.
➡️ O pâncreas é uma glândula que fica na região do abdômen e é responsável por produzir a insulina, hormônio essencial para quebrar moléculas da glicose e transformá-las em energia para células do nosso organismo.
O câncer no órgão está na lista do Instituto Nacional de Câncer (Inca) entre os mais letais no país. Isso porque a doença é considerada silenciosa, com poucos indícios de evolução, o que faz com que o paciente acabe por descobrir quando o caso já está em um estágio mais avançado.
Câncer de pâncreas é um dos que mais mata no Brasil
Os casos de câncer de pâncreas tem aumentado de no Brasil desde 2012, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, do INCA. Segundo o levantamento, 12.654 morreram por conta da doença no Brasil em 2022 — dado mais recente do instituto.
A maior prevalência da doença é entre mulheres, segundo o levantamento.
Os fatores apontados como responsáveis por esse aumento incluem o envelhecimento da população, visto que o câncer de pâncreas afeta mais pessoas com idade avançada, o estilo de vida, por conta do alto consumo de alimentos ultraprocessados, e os sintomas tardios do quadro.
Além do país, os diagnósticos também têm crescido em outros países. Nos Estados Unidos, cientistas indicam que o câncer de pâncreas se tornará o segundo tipo mais letal, atrás apenas de tumores de pulmão.
Fonte: G1