Prefeitura defende que empreendimento vai gerar 5 mil novas vagas de trabalho e um investimento de R$ 2 bilhões.
O interior de São Paulo pode ter em breve o maior prédio do mundo. O edifício, em Sorocaba, deve ter mais de 170 andares e cerca de um quilômetro de altura. A aposta da prefeitura, responsável pelo projeto, é ganhar projeção e aumentar o turismo na região.
Segundoo município, a cidade seria beneficiada com 5 mil novas vagas de trabalho, diretas e indiretas, gerando um investimento de R$ 2 bilhões por parte da iniciativa privada. A cidade de São Paulo quase teve prédio mais alto do mundo.
A inspiração para a criação é o arranha-céu Burj Khalifa, de 828 metros, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes.
Audiência e projeto
A primeira audiência pública para debater o projeto ocorreu em outubro do ano passado, na Câmara Municipal de Sorocaba. Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito reeleito no segundo turno, defende que o prédio movimentará o centro, evitando o esvaziamento da área, como ocorre em grandes capitais.
A estratégia de construção de arranha-céus, que parecem desproporcionais, também é adotada em capitais como Palmas (TO), João Pessoa (PB) e Goiânia (GO).
Atualmente, a região denominada central da cidade abrange o perímetro formado pelas avenidas Dom Aguirre, Dr. Afonso Vergueiro, Dr. Eugênio Salerno, Moreira César e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Reforma do megaedifício
Segundo o prefeito, empresas, que ainda não foram reveladas, manifestaram interesse em construir o megaedifício, com apoio do município em relação às licenças. Uma empresa de engenharia teria feito os estudos de revisão do Plano Diretor.
Os técnicos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) fizeram análises em conjunto com a empresa parceira na revisão do Plano Diretor e a região central estaria preparada para receber um prédio desse porte.
Prédio mais alto no Brasil
No Brasil, o maior prédio é o Yachthouse, que fica Balneário Camboriú (SC), com 290 metros e 81 andares. O município catarinense vai abrigar também o Senna Tower, o maior arranha-céu atualmente em construção no País. Ele terá 500 metros.
Já em Sorocaba, o edifício mais alto é o Ícone, com 141 metros de altura e 45 andares, mas fica fora do centro, no bairro Jardim Faculdade, na zona sul da cidade. Na região central predominam prédios de médio porte, com no máximo 30 andares.
Fonte: Gazeta de São Paulo