ClipFM – 88.7

Instituto de Pesquisas Clínicas e Translacionaisde Indaiatuba (IPCTI) é lançado na UniMAX 

Novidade foi apresentada durante o 1º Simpósio de Atualizações em Pesquisa Clínica, que contou com a participação de especialistas renomados do setor.

No último sábado (05/10), numa parceria com o InovaEduK, empresa do grupo UniEduK responsável pela gestão da pesquisa e da inovação nos Centros Universitários UniFAJ e UniMAX, foi lançado o primeiro instituto do segmento na cidade de Indaiatuba, o IPCTI, durante a realização do 1º Simpósio de Atualizações em Pesquisa Clínica, que contou com a participação de especialistas que debateram sobre os avanços e desafios do setor no Brasil.

“Este é um momento inovador, uma oportunidade para abrir novas portas e promover o contato com indústrias farmacêuticas, pesquisadores e outros centros de pesquisa. Agora, seguimos criando uma rede de apoio e impulso à pesquisa e inovação com o InovaEduK e o IPCTI. O que fizemos hoje foi iniciar um plantio que dará muitos frutos daqui em diante”, ressaltou o médico, gestor do curso de Medicina da UniFAJ e presidente do IPCTI, professor Dr. André Pinto.

Para o médico, diretor de pesquisa e inovação do grupo UniEduK e CEO do InovaEduK, Dr. Márcio Sanches, o simpósio foi um momento marcante para a pesquisa clínica na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Esse evento foi muito importante para nós, porque marca o lançamento das nossas iniciativas de pesquisa clínica. Um marco muito relevante, pois a pesquisa clínica tem ganhado cada vez mais importância no mundo. Então é o grupo UniEduK, a UniMAX e a UniFAJ, entrando por meio do InovaEduK e do IPCTI nesse mercado e fazendo também com que nossos docentes e alunos tenham a oportunidade de participar e aprender cada vez mais sobre este setor”, ressaltou.

Programação

O simpósio que marcou o lançamento do IPCTI se destacou pela presença de profissionais renomados e debates enriquecedores sobre o cenário atual da pesquisa clínica no país.

“O Brasil tem uma oportunidade única com a sua diversidade. Temos uma população miscigenada, competência técnica e recursos para fazer pesquisa clínica. Mas, precisamos nos organizar. O que eu vi aqui hoje é que a cidade está se preparando a partir da criação deste instituto. Essas boas ideias devem ser propagadas para todo o país, pois trazem benefícios para a população, como bem-estar e tranquilidade para os gestores públicos tomarem decisões de saúde com respaldo na pesquisa clínica”, destacou o palestrante Dr. Marcelo Morales, que foi Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Medicina e da Academia Nacional de Farmácia.

Estiveram presentes ainda no Simpósio o farmacêutico Dr. Paulo Fernandes, membro da Aliança Pesquisa Clínica e consultor em desenvolvimento clínico; Gabriela Faustino, doutora em Ciências, co-fundadora da Polo Trial e representante da Comissão do Centro de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC); e a Dra. Greyce Lousana, que é bióloga e médica-veterinária, fundadora e presidente executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e diretora presidente da Invitare Pesquisa Clínica.

O simpósio contou ainda com a presença do Dr. Nuno Sousa, professor da Universidade do Minho de Portugal, diretor-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica de Portugal e membro do Conselho Consultivo dos cursos de Medicina da UniFAJ e da UniMAX.

“Esse momento é de suma importância, pois anuncia publicamente a política que está sendo desenvolvida em ambos os centros universitários, por meio de instrumentos que foram criados pelo InovaEduK e pelo IPCTI, e que dão apoio à pesquisa. E não poderia ter começado melhor com um evento tão rico, com falas tão significativas e que mostraram que, de fato, há um ecossistema vibrante, que nós temos aqui uma enorme oportunidade e que estamos preparados para contribuir com a pesquisa clínica com excelência”, celebrou. 

Sobre o IPCTI

O Instituto de Pesquisas Clínicas e Translacionais de Indaiatuba (IPCTI)comtempla a gestão de estudos clínicos, direcionado principalmente à indústria farmacêutica, que envolve desde a documentação, monitoramento do protocolo e procedimentos estabelecidos para o estudo, garantindo a qualidade de cada processo.

Agindo como interveniente administrativo e como gestor de centros de pesquisa clínica, o InovaEduK tem por objetivo promover o desenvolvimento regional do setor e ampliar as oportunidades e experiências com pesquisa, junto aos alunos, docentes e colaboradores da UniFAJ e da UniMAX.

Crédito das imagens: Eliandro Figueira/UniMAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *