Projeto ambicioso também ganhou previsão para o começo das obras.
O primeiro trem de média velocidade do Brasil está previsto para operar entre as cidades de São Paulo e Campinas. Rotulado como “Trem Intercidades” (TIC), deve ser composto por 10 carros, com um único andar e um vagão restaurante.
Com previsão de lançamento para maio de 2031, o projeto já possui cerca de 10 anos. No último mês de março, o consórcio com um grupo chinês e uma empresa brasileira venceu o leilão para construir e operar o trem que ligará as duas cidades, com uma parada em Jundiaí. O TIC fará o percurso de 101 km, em 64 minutos, em uma velocidade de até 140 km/h.
Em entrevista à Revista Ferroviária, segundo o presidente da TIC Trens, Guilherme Martins, uma proposta inicial mostrou que o trem poderia contar com dois andares, mas tudo caminha para um único pavimento.
Projeto
Além do projeto total do TIC que irá partir da Estação Barra Funda em São Paulo até Campinas, com uma parada em Jundiaí, haverá também o Trem Intermunicipal (TIM), que ligará Jundiaí e Campinas (com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos), com 44 quilômetros de extensão e 33 minutos de trajeto, com trem andando na velocidade máxima de 80km/h.
O projeto também contempla a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo Martins, as obras estão previstas para começar em maio de 2026 e terão configurações totalmente distintas.
Fonte: Gazeta de São Paulo