Os cânceres de cabeça e pescoço são responsáveis por 3% da incidência de câncer e 1,5% da mortalidade por câncer nos EUA.
Indivíduos que consomem produtos relacionados à cannabis, como a maconha, apresentaram risco aumentado de câncer de cabeça e pescoço, como demonstraram os resultados de um estudo de coorte retrospectivo recentemente publicado na prestigiada revista médica JAMA.
A extensão da associação variou por subtipo, mas pareceu particularmente forte para câncer de laringe e câncer orofaríngeo.
Os resultados se alinharam com os de outros levantamentos, embora a consistência da associação em diferentes períodos de tempo tenha sido mais sutil e desafiadora de se prever, reforçando sua validade.
Histórico e métodos
Os cânceres de cabeça e pescoço são responsáveis por 3% da incidência de câncer e 1,5% da mortalidade por câncer nos EUA, de acordo com o histórico do estudo. O tabaco tem sido associado há muito tempo ao desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço, e a cannabis tem carcinógenos semelhantes.
Fonte: Estado de Minas