“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”, celebram o Presidente e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Mais uma conquista de peso para o funk e todos os seus representantes! Depois de avançar durante tramitação na Câmara dos Deputados, na Comissão de Educação e Cultura (CE), o Projeto de Lei 2.229/2021, que visa a criação do Dia Nacional do Funk, foi sancionado pelo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada. Através das redes sociais, o Presidente e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se manifestaram sobre o projeto, destacando a sua importância.
A autorização dada por Lula significa dizer que nenhum Senador pediu recurso na votação em plenário. Antes do projeto, existia apenas uma data isolada comemorada desde 2016 em São Paulo no dia 7 de julho – o dia do assassinato do cantor MC Daleste, em 2013. Agora, a celebração ao gênero passará a acontecer a nível nacional em 12 de julho.
“Muito mais do que um gênero musical. [Ele é] uma plataforma de transformação social que denota a voz, identidade e resistência das periferias […]. Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”, pontuaram Lula e Alexandre Padilha em publicação no Instagram.
Fonte: PopLine