O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/São Paulo, venceu o prêmio de Aeroporto de Carga do Ano na edição de 2024 da Air Cargo Week World Air Cargo Awards. A premiação foi realizada nesta quarta-feira (26/06) no Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai, na China.
Viracopos foi o único aeroporto brasileiro a disputar a premiação como finalista. A World Air Cargo Awards é uma das principais premiações mundiais na área de logística aérea e reconhece companhias aéreas, aeroportos, agentes de carga, despachantes, agentes de vendas em geral e prestadores de serviços logísticos.
Ao todo, foram dez categorias premiadas, incluindo a de Aeroporto de Carga do Ano. A escolha dos vencedores ocorreu por meio de votação, que só pôde ser realizada por meio de e-mails corporativos.
“A World Air Cargo Awards é uma das premiações mais importantes do mundo na área de logística de carga e esta conquista mostra que continuamos aperfeiçoando nossos serviços para melhorar cada vez mais a experiência dos nossos clientes”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich. “No ano em que completa 12 anos de concessão, a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos segue conquistando prêmios e investindo em melhorias para operar com eficiência, segurança e agilidade como um dos melhores aeroportos brasileiros”, completou Müssnich.
“Estamos todos muito felizes com mais este importante reconhecimento para o aeroporto. Com isso, Viracopos reforça sua liderança na aviação cargueira dentre os aeroportos brasileiros, e se mantém ativo na oferta de novas rotas e novos negócios”, disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.
“Muito importante destacar a participação essencial e o trabalho conjunto entre o aeroporto, companhias aéreas, agentes de carga, despachantes aduaneiros, transportadores e os órgãos públicos que atuam no aeroporto, tais como Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ibama, ANAC e MAPA. Sem estas parcerias não seria possível a conquista deste prêmio”, completou a Diretora Comercial.
Infraestrutura
O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.
O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.
Grandes eventos chegam por Viracopos
Cada vez mais, Viracopos se consolida como a principal porta de entrada de equipamentos de grandes eventos e shows internacionais no Brasil. O Terminal de Carga possui expertise logística para processar grandes volumes de carga de megaeventos internacionais.
Já passaram pelo TECA, por exemplo, equipamentos de shows das bandas Aerosmith, Bon Jovi, Guns N’ Roses, U2, Rolling Stones, Foo Fighters, Miley Cyrus, Maroon 5, Sam Smith, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além de festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.
Neste ano, Viracopos recebeu equipamentos de diversas bandas que se apresentaram no Lollapalooza 2024 tais como Blink 182, The Offspring, Arcade Fire, Kings of Leon, Limp Bizkit, 30 Seconds to Mars, King Gizzard and the Lizard Wizard, Hozier, SZA, Sam Smith, Phoenix, Nothing but Thieves, Omar Apollo, Greta Van Fleet, entre outros.
O aeroporto conta com uma equipe experiente no processamento ágil e eficiente de cargas especiais. O material das bandas fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia.
Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 23 edições consecutivas. Em 2024, o Terminal de Carga deve receber novamente as aeronaves cargueiras que vão trazer os carros e todo o material das equipes que disputarão a corrida de Interlagos, em São Paulo.
Fonte: Comando Notícia