Cão Joca, da raça golden retriever, morreu após ser colocado em voo errado.
Após a morte de um cão da raça golden retriever que foi embarcado no voo errado, a companhia Gol Linhas Aéreas decidiu suspender temporariamente o serviço de transporte de cães e gatos nos porões de suas aeronaves. A decisão, que entra em vigor a partir desta quarta-feira (24), terá duração de 30 dias, indo até o próximo dia 23 de maio.
Ao anunciar a suspensão, a Gol afirmou que o período será dedicado à conclusão da investigação do ocorrido com o cão Joca, que foi devolvido morto a seu tutor na última segunda-feira (22) por funcionários da companhia aérea. O caso foi registrado como crime de abuso a animais na Delegacia de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente de Guarulhos.
A empresa aérea informou que a interrupção afeta apenas o transporte realizado no porão dos aviões e que o serviço Dog&Cat Cabine, que permite que os pets viagem na cabine com os passageiros, continuará operando normalmente.
Para os clientes que já contrataram o transporte de seus animais por meio do transporte no porão entre os 30 dias de suspensão, estará liberado o pedido de restituição total do valor pago, incluindo o valor da passagem.
ANAC E MINISTÉRIO INVESTIGARÃO O CASO
Além da apuração policial, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou na noite desta terça-feira (23) que a pasta vai investigar, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a morte de Joca. O objetivo das autoridades federais seria esclarecer as circunstâncias da morte do cão o quanto antes.
O ministro informou ainda que a Anac e o Ministério de Portos e Aeroportos também farão parte de um grupo de trabalho para criar regras nacionais para o transporte de animais de estimação.
POSICIONAMENTO DA GOL
De acordo com uma nota emitida pela empresa aérea sobre o caso, Joca deveria ter seguido para Sinop, em Mato Grosso, no voo 1480 da última segunda-feira, a partir do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, porém, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza, no Ceará.
– Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o Joca. A Gol lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a dor do seu tutor – disse a companhia.
A empresa esclareceu que a equipe da Gollog, em Fortaleza, desembarcou o pet e se responsabilizou por cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos.
– Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no Aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal – disse a Gol.
A empresa acrescentou que está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade.
Fonte: Pleno News