O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 8, os indicadores sociais das mulheres no Brasil, onde mostra que ainda existem “barreiras invisíveis na trajetória das mulheres no mercado de trabalho, especialmente, quando se trata de ascender a posições de liderança”. Entretanto, na Havan, a realidade é outra: 80% da força de trabalho é feminina e 70% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.
O empresário Luciano Hang, afirma que a Havan é uma empresa feita por mulheres e para as mulheres, afinal, mais de 60% dos clientes da varejista também são mulheres. “Elas fazem a diferença em nossa vida, família e, é claro, também em nossa empresa, por isso, são a maioria”, diz.
Na Havan, as mulheres exercem diversas funções, inclusive, algumas que são mais conhecidas por serem ocupadas por homens, como nas áreas de tecnologia da informação e desenvolvimento e logística.
Para valorizar e reconhecer o trabalho de cada mulher, desde 2009, a Havan faz parte do Programa Empresa Cidadã, por isso, a licença maternidade das colaboradoras é estendida par até seis meses. “Entendemos que é um momento muito importante para as mães, então essa é uma das formas que encontramos para garantir que as colaboradoras se dediquem aos seus pequenos nos primeiros meses de vida deles”, comenta o dono da Havan.
A varejista ainda apoia a diversas entidades que atuam em prol da mulher. No primeiro quadrimestre de 2023, por exemplo, o Troco Solidário Havan foi destinado integralmente para instituições voltadas à causa da mulher. Com isso, mais de 170 entidades em todo o Brasil foram beneficiadas.