ClipFM – 88.7

Nadador perde título após comemorar vitória antes do término da prova

Nadador Owen Lloyd perde título na NCAA por comemorar vitória antecipadamente. Entenda a regra, a situação e as consequências deste erro e como ele se tornou uma lição.

O nadador Owen Lloyd encerrou uma prova no último campeonato universitário de natação da NCAA, nos EUA, com a impressão de que tinha alcançado o primeiro lugar. Contudo, a sua comemoração acabou custando-lhe a sua posição de destaque e resultando na sua desclassificação.

Motivo da desclassificação

Na euforia da vitória, Owen comemorou subindo na raia e estendendo a mão para festejar com seu companheiro de equipe Ross Dant, que concluiu a prova segundos depois e ocupou a segunda colocação. No entanto, a celebração de Lloyd foi considerada uma interferência em outro nadador, uma vez que Dant ainda estava terminando a prova.

O que a regra diz?

Segundo o regulamento da NCAA, qualquer competidor que interfira com outro nadador durante uma prova será desclassificado desta corrida, a critério do árbitro. Owen ‘invadiu’ a raia de seu colega de equipe enquanto a prova continuava, o que foi caracterizado pelos árbitros como uma infração.

Consequências

Após a análise da situação, a arbitragem desclassificou Lloyd, movendo Ross Dant para a primeira colocação. Owen utilizou suas redes sociais para manifestar seu desconforto com a situação, afirmando estar “chateado, zangado e confuso”, mas otimista de que a situação servirá para deixá-lo mais forte.

Reações

Em entrevista concedida à ACC, Ross Dant lamentou a situação, ao invés de comemorar a sua nova colocação. Dant reprovou a regra, chamando-a de “a mais idiota da natação”, ilustrando o descontentamento da equipe com o desfecho deste evento.

Um erro que se transforma em lição

Este caso demonstra a importância dos atletas estarem inteiramente familiarizados com as regras de suas respectivas modalidades, evitando que celebrações antecipadas possam custar todo o esforço despendido em suas competições. Owen será sempre lembrado pelo episódio, mas talvez essa seja a motivação que ele precisava para evoluir ainda mais como nadador.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *