Desde a segunda metade de setembro, a Equipe de Controle da Dengue, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, vem preparando ações de prevenção do Planejamento de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas 2023/2024, que tem por objetivo antecipar a proliferação do mosquito Aedes aegypt em Indaiatuba no próximo ano.
A equipe de agentes de combate a endemias está realizando vistorias em casas, percorrendo os bairros de riscos elevados para transmissões de dengue e alta proliferação de mosquitos, segundo históricos analisados nos últimos 16 anos, orientando os moradores com as prevenções necessárias e inspecionando os imóveis em busca possíveis criadouros.
Dentro desse cenário, a Prefeitura de Indaiatuba, desde 2019, também vem aplicando larvicida biológico utilizando cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) em área urbana, utilizando um equipamento motorizado acoplado a carroceria de uma pickup para a dispersão do larvicida. Dentre os métodos de controle existentes, o biológico utilizando cepas do Bti se destaca pela sua eficiência e segurança na aplicação, altamente seguro ao homem, ao meio ambiente e alta eficiência na mortalidade de larvas de mosquitos, aprovado para uso em água potável, recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e também pela Organização Mundial da Saúde.
Para o município de Indaiatuba o principal é facilitar a aplicação do larvicida para atingir todos os imóveis percorridos pelas equipes, englobando os trabalhados e não trabalhados, isto inclui imóveis recusados, sem ninguém no momento, desocupados para locações e vendas ou fechados por qualquer outro motivo, como também atingindo criadouros de difícil acesso e os ocultos aos agentes de combate a endemias.
As ações de dispersão de larvicida sempre começam em torno das 5h da manhã, devido a inversão térmica, para que o produto possa atingir os imóveis em sentido de gotas para que não subam com a emissão de calor e perca o efeito do produto e da atividade realizada.
Os bairros Vila São José, Jd. Pedroso, Jd. Santa Cruz, Via Brizolla (parcial), Jd. Nely, Jd. Costa e Silva, Cecap, Jd. Tropical, Jd. Belo Horizonte já receberam a aplicação do larvicida no último mês, onde são áreas de risco elevado para transmissão. Nas próximas semanas a Vila Brizolla, Jd. Marina e Jd. Do Sol receberão a atividade, se estendendo ao Jd. Rêmulo Zoppi, Jd. Renata, Bom Princípio, Jd. do Valle, Jd. São Franscico e outros.
Dentre a programação do planejamento estão diversas atividades técnicas de controle, que a partir deste mês estarão em execução, como colocação de material informativo em gôndolas de comércios, fixação de faixas nas principais vias, distribuição de placas para cancelas de condomínios, reuniões do projeto Dengue na Construção e a captura e análise viral em mosquitos, ações de engajamentos nas praças do Centro da cidade e outras atividades usuais do programa.
Outras informações ou dúvidas podem ser esclarecidas no WhatsApp da Secretaria de Saúde (19) 99779-3856.
- Redator(es): Gabriel Beccari
- Release N.º: 865