A construção do novo elevado da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda entrou na fase final, com a preparação da estrutura para receber a pavimentação. A Secretaria de Obras e Vias Públicas também já iniciou a obra de interligação de vias e com a alça de retorno que completará o sistema viário do elevado. A previsão é de que a obra esteja concluída até o final de outubro.
De acordo com o projeto de trânsito em execução, os semáforos do trecho serão desativados. Os condutores de veículos que estiverem na Marginal Esquerda, sentido bairro-centro, seguirão direto pelo elevado e permanecerão na Marginal. Já os condutores que quiserem acessar a avenida Manoel Ruz Peres, na saída do elevado terão uma alça de retorno que dará acesso à avenida, sentido bairro.
Os motoristas que estão na rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. terão passagem livre tanto para acessar a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda, como para acessar a avenida Manoel Ruz Peres e seguir no sentido do Jardim João Pioli. Nesse ponto, não será possível o acesso direto à Marginal Direita, então será preciso fazer o retorno depois do posto de combustível, virando à direita pela rua José Garcia Oliveira para acessar a Marginal Direita pela rua Américo Soster.
O sistema viário composto pelos dois elevados incluirá outras mudanças no entorno do elevado já existente na Marginal Direita do Parque Ecológico. Os condutores de veículos que vêm da região do João Pioli pela Manoel Ruz Peres e quiserem acessar a Marginal Direita, sentido Jardim Morada do Sol, continuam com acesso livre à direita. Quem pretende acessar a Marginal Esquerda no sentido centro, passará por baixo do elevado da Marginal Direita e seguirá pela faixa da direita que dará acesso à alça de retorno já existente. Se o objetivo for acessar à rua Soldado João, bastatá seguir em frente.
O prefeito Nilson Gaspar reforçou que o novo sistema viário que está em execução eliminará a necessidade de semáforos para ordenar o trânsito nesse trecho do Parque Ecológico. “Vai acabar semáforo nessa região e vai acabar, também, congestionamento nos horários de pico, trazendo mais segurança e mais fluidez ao trânsito aqui de Indaiatuba”, completou.
De acordo com a Secretaria de Obras e Vias Públicas a obra na altura do Jardim Tancredo Neves recebe investimentos no valor de R$ 7,5 milhões, com recursos próprios, e completará o projeto de mobilidade urbana iniciado em 2018, quando foi entregue o elevado da Marginal Direita, com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito nessa região da cidade.
A obra também incluiu serviços de drenagem de águas pluviais e a construção de calçadas e o recapeamento de 6.000m² de via no entorno, sinalização vertical e instalação de iluminação em LED.
- Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
- Release N.º: 755