O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) aderiu ao movimento Setembro Verde em parceria com o Instituto Gabriel, unindo esforços para ampliar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Como um gesto emblemático, os reservatórios próximos à rodoviária antiga e nos bairros Jardim Maison Du Parc e Morada do Sol serão iluminados com luzes verdes, cor símbolo dessa causa.
A campanha Setembro Verde, celebrada desde 2014, tem como propósito sensibilizar a população sobre a doação de órgãos. A cor verde, representando essa forma de generosidade, foi escolhida para adornar os reservatórios, simbolizando esperança, renovação da vida e solidariedade.
O Setembro Verde vai além da coloração. Ele reforça a união de instituições como a Saae e o Instituto Gabriel, que juntam forças para conscientizar a sociedade sobre a doação de órgãos. A iniciativa destaca que um ato tão simbólico como a coloração dos reservatórios carrega consigo a esperança de salvar até oito vidas por doador, além de melhorar a qualidade de vida de 25 pessoas com a doação de tecidos como córneas, pele e ossos.
Capital Nacional da Doação de Órgãos
De acordo a assessoria do Instituto Gabriel, que participa há 23 anos, na promoção da doação de órgãos e tecidos, a ideia é transformar Indaiatuba na Capital Nacional da Doação. Com 55 pessoas na cidade aguardando transplantes no Estado de São Paulo e apenas uma média de duas doações por ano, o Instituto visa combater essa discrepância e inspirar as famílias a dizerem “sim” à doação.
Para propagar essa cultura, o Instituto elaborou uma ampla programação para o Setembro Verde. As atividades se estenderão durante todo o mês, incluindo um “adesivaço” na Praça Dom Pedro e palestras em diversas instituições, como empresas, escolas e faculdades. A cidade também será iluminada em verde, incluindo órgão públicos e empresas privadas.
O Instituto Gabriel pretende transformar o Setembro Verde não somente em um mês de conscientização, mas em um movimento duradouro que inspira a solidariedade e salva vidas. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp 19 98700-0466.
- Redator(es): Departamento de Comunicação Social – DCS/SAAE
- Release N.º: 754