O Iron Maiden resolveu jogar foco em um dos discos mais negligenciados por eles entre os de sua chamada fase clássica. Lançado em 1986, “Somewhere In Time” pode não ter a mesma força histórica que clássicos do heavy-metal como “The Number OF The Beast” ou “Powerslave”, mas sempre foi muito querido pelos fãs banda.
Na “The Future Past Tour”, a banda está tocando nada menos que cinco, das oito, canções do LP: “Alexander the Great (356-323 B.C.)”, “Caught Somewhere in Time”,
“Heaven Can Wait, “Stranger in a Strange Land” e “Wasted Years”.
Dessas, apenas a última pode-se dizer que marcou presença mais ou menos constante nos shows do atual sexteto pelas décadas que seseguiram. Ainda assim, desde 2017 ela não era ouvida ao vivo. “Heaven..” foi escutada pela última vez em 2008 e “Stranger…” em 1999.
Mas nada deve ter feito mais a alegria dos fãs que estavam em Liubliana, na Eslovênia do que ouvir “Caught…”, que só foi mostrada na turnê original de divulgação de “Somewhere In Time”, em 1987, e “Alexander The Great”, que nunca havia sido executada em um concerto.
Para a parte “Future” do shows, os ingleses também se esforçaram. Harris, Murray, Dickinson e cia. tocaram cinco canções de “Senjutsu” (2021), sendo que quatro dela não haviam sido mostradas ainda ao vivo.
O novo show tem apenas três dos chamados “cavalos de batalha” do grupo: “Iron Maiden”, “The Trooper” e “Fear Of The Dark”. Completaram o repertório da noite de estreia “Can I Play With Madness” e “The Prisoner”, ambas pela primeira vez em nove anos.
O cenário faz alusão ao clima futurista da capa do disco de 1986. Não por acaso, eles estão entrando em cena ao som do tema principal de “Blade Runner”, composto por para o longa de 1982.
O setlist foi esse:
1- “Caught Somewhere in Time”
2- “Stranger in a Strange Land”
3- “The Writing On The Wall”
4- “Days Of Future Past”
5- “The Time Machine”
6- “The Prisoner”
7- “Death of the Celts”
8- “Can I Play With Madness”
9- “Heaven Can Wait”
10- “Alexander The Great”
11- “Fear Of The Dark”
12- “Iron Maiden”
Bis
13 – “Hell On Earth”
14 – “The Trooper”
15 – “Wasted Years”
Fonte: Vagalume