Órgão fará parte da comemoração de 200 anos da independência brasileira.
Portugal decidiu que emprestará ao Brasil o coração de D. Pedro I. O órgão poderá será transportado para o território brasileiro a fim de ser exibido nas celebrações do bicentenário da independência do Brasil. As informações são do portal G1.
A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (22), durante uma conferência de imprensa. A liberação para que o órgão seja emprestado aconteceu após mais de um mês de debate e depois da concordância do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Foi Moreira quem tornou pública a decisão de Portugal. Na conferência, ele apontou que o traslado temporário depende de garantias de transporte e conservação que terão de ser acertadas entre os governos dos dois países.
A Irmandade da Lapa também foi responsável por autorizar o translado temporário do órgão. O coração está guardado em formol, em uma igreja localizada na cidade do Porto.
O pedido para que o órgão fosse emprestado foi feito meses atrás pelo embaixador brasileiro George Prata. Pedro I é considerado símbolo da independência do Brasil. Em Portugal, o imperador é conhecido como D. Pedro IV.
Fonte: Pleno News