Ativistas do movimento Ultima Generazione provocaram a ira de motoristas.
Ambientalistas do movimento Ultima Generazione provocaram a ira de motoristas italianos na quinta-feira 16. Isso porque os militantes bloquearem a estrada Grande Raccordo Anulare, em Roma, e impediram a livre circulação de veículos. Os ativistas se sentaram no chão e seguraram uma faixa com a seguinte mensagem: “NoGasNoCarbone”.
O episódio ocorreu às 8h30, em um horário com alto fluxo de carros. Muitos cidadãos usam aquela estrada para chegar ao trabalho.
Roma, attivisti bloccano GRA in protesta contro gas e carbone, automobilisti inferociti tentano di rimuoverli #granderaccordoanulare #extinctionrebellion #localteam pic.twitter.com/hVmgdZihhV
— Local Team (@localteamtv) June 16, 2022
Depois de tentar dialogar com os manifestantes, os motoristas perderam a paciência e os removeram à força do centro da pista. “Preciso trabalhar”, disse um dos cidadãos. “Vocês têm o direito de protestar, e eu tenho o direito de alimentar minha filha”, afirmou outra motorista.
Horas depois do protesto, o Ultima Generazione publicou uma nota nas redes sociais em que critica a postura dos italianos. “Estamos cansados de não ser ouvidos”, diz um trecho da nota. “Enquanto isso, as ondas de calor se tornam mais frequentes e mais fortes, os rios secam, os campos lutam para ser cultivados e os preços dos alimentos sobem, tornando-se cada vez mais commodities para poucos.
O movimento disse que o protesto na Grande Raccordo Anulare não será o único. Em junho, o Ultima Generazione promoverá mais “ações de desobediência civil não violenta”.
Fonte: Revista Oeste