ClipFM – 88.7

Shakira será julgada na Espanha por sonegação de impostos

Tribunal de Barcelona disse haver suficientes indícios para colocar celebridade no banco dos réus.

Shakira será julgada na Espanha por sonegar 14,5 milhões de euros (R$ 74,7 milhões) da Receita, simulando não residir no país e ocultando renda por intermédio de uma rede de empresas sediadas em paraísos fiscais.

Um tribunal de Barcelona rejeitou nesta quinta-feira (26) um recurso da cantora para evitar o julgamento e confirmou que há suficientes indícios para colocá-la no banco dos réus, após denúncia apresentada pelo Ministério Público por seis crimes contra a Fazenda pública.

Shakira já pagou 14,5 milhões que a Agência Tributária da Espanha a cobrava, além de outros 3 milhões de euros (R$ 15,4 milhões) em juros, por uma suposta fraude fiscal cometida entre os anos de 2012 e 2014. Isso, no entanto, não a impede de ser julgada.

Após a divulgação da decisão da Audiência de Barcelona, a cantora afirmou, por meio de comunicado, que seguirá defendendo sua inocência na justiça, com a equipe de advogados. Na nota, Shakira garantiu que a conduta relacionada ao pagamento de impostos em todos os países que precisou fazê-lo “sempre foi irretocável”.

Além disso, a estrela pop destaca que o tribunal catalão não entrou na avaliação se ela cometeu fraude fiscal, “nem descarta os argumentos apresentados pela defesa”, mas sim, se limita a “intimar as partes a apresentar alegações em um momento processual diferente do atual”.

– A rejeição do recurso de apelação é, simplesmente, um passo a mais do processo, que agora segue seu trâmite habitual – diz o texto.

Shakira garante que a defesa apresentará “argumentos jurídicos de peso, provas irrefutáveis e relatórios periciais de profissionais de reconhecido prestígio no campo tributário”, que incluem um professor especialista e um juiz do Tribunal Supremo da Espanha.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *