Auxiliares do presidente estão preparando denúncias contra o ministro do STF.
Após acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo uma investigação contra Alexandre de Moraes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende denunciar o ministro em cortes internacionais.
O chefe do Executivo pediu a auxiliares que preparassem relatórios com o que considera excessos cometidos pelo ministro do STF no inquérito das fake news e outras ações contra o presidente. As informações são de Igor Gadelha, do Metrópoles.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos, que tem sede em San Jose, na Costa Rica, é um dos tribunais internacionais em que Bolsonaro quer denunciar Moraes. O líder do país foi orientado a tomar a medida após esgotar todas as instâncias internas em que fosse possível ir contra o ministro.
Nesta quarta-feira (18), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de investigação que Bolsonaro apresentou à Corte. Na decisão, Toffoli afirmou que os argumentos narrados no pedido do presidente “evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito”.
O ministro ainda ressaltou que a maioria dos pontos trazidos pelo presidente devem ser apresentados como defesa nos inquéritos aos quais Bolsonaro responde.
Após a negativa do SF, o chefe do Executivo decidiu recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo uma investigação contra Moraes tendo como base a mesma ação enviada ao Supremo.
Fonte: Pleno News