Rumores sobre o assunto foram encarados com rejeição por parte do público.
A Gaviões da Fiel, escola de samba que vai desfilar no segundo dia do grupo especial no Anhembi, em São Paulo, no próximo sábado (23), veio a público para desmentir a informação de que seus integrantes levariam à avenida uma sátira classificada como ‘Bolsonaro gay’, figurando um personagem homoafetivo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A eventual temática foi noticiada pelos principais veículos de comunicação do país, com matérias afirmando a escolha abraçada pela agremiação seria apresentada no Carnaval deste ano.
Em pouco tempo, o assunto ganhou forte repercussão nas redes sociais, dividindo opiniões sobre o caso. Para uns, houve desrespeito contra o chefe do Executivo federal. Outros questionaram a possibilidade de o desfile ser, na prática, um ataque direto aos grupos LGBTQI+, visto que abriria interpretações para o enredo ser inserido como pauta política de minorias para atacar uma pessoa com base na figura homossexual, reforçando estereótipos.
Na noite desta terça-feira (19), no entanto, a Gaviões da Fiel emitiu um comunicado oficial e negou que as informações ventiladas na imprensa tenham sido verdadeiras. Em nota, a escola cita nominalmente o jornal Folha de S. Paulo, assegurando que tudo não passou de ‘fake news’.
Leia, abaixo, a nota na íntegra
“NOTA OFICIAL – CARNAVAL 2022
Em resposta à matéria veiculada hoje (19/04), por alguns órgãos de imprensa e em especial a Folha de S.Paulo, o Grêmio Gaviões da Fiel esclarece que as informações não são verdadeiras, tratando-se de ‘fake news’, com objetivo de imputar a agremiação suposta desinformação a respeito sobre sua atividade.
Destacamos que o enredo da Gaviões da Fiel traz uma mensagem cultural, não tratando de questões políticas ou de apoio partidário em geral.
Os nossos valores estarão bem representados na pista, quais sejam: DEMOCRACIA, IGUALDADE, SUSTENTABILIDADE e PAZ.
Nascemos para combater e fiscalizar a política do Sport Club Corinthians Paulista e esse sempre será o nosso lema.
BASTA!
Carnaval 2022”
Fonte: Conexão Politica