A Secretaria de Saúde de Indaiatuba dá sequência às ações do Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero. A pasta divulgou na manhã desta sexta-feira (25) a importância das mulheres realizarem o exame Preventivo (Rastreio do HPV) regularmente. A coleta é realizada em qualquer mulher de 25 a 64 anos nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência da cidade.
Desde 2017 a Prefeitura de Indaiatuba substituiu o exame tradicional Papanicolau pelo Preventivo (rastreio do DNA do HPV), um exame que é coletado da mesma forma, porém consegue antecipar o diagnóstico do câncer do colo do útero em até 10 anos.
O vice-prefeito e médico ginecologista, Dr. Túlio Tomass do Couto, comentou sobre a diferença dos exames. “O Preventivo implantado no município identifica a propensão de uma mulher desenvolver lesões de colo de útero e até mesmo o câncer, pois ele detecta a presença do HPV (papilomavírus humano) no organismo, mesmo que ainda não haja nenhuma lesão. O exame Papanicolau, realizado até 2017 em Indaiatuba, identificava apenas as lesões já formadas”, comentou Túlio.
A implantação do Teste de DNA de HPV em Indaiatuba foi possibilitada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Roche Diagnóstica.