Prato tinha sido removido do cardápio como forma de protesto ao governo da Rússia.
O Bar da Dona Onça usou as redes sociais, nesta quarta-feira (9), para informar que continuará vendendo estrogonofe. A decisão ocorre após vários pedidos de clientes.
Na terça-feira (8), o restaurante chegou a divulgar que removeria o prato do cardápio. A ação era em solidariedade à Ucrânia, que foi invadida pela Rússia.
Segundo informações do Estadão, a receita do estrogonofe nasceu na Rússia dos czares, no século 19. De lá para cá, surgiram várias versões – e diferentes histórias de qual seria a receita original. A mais provável é que seria a criação de um cozinheiro francês chamado Charles Briere, que trabalhava para uma família nobre de São Petersburgo, os Stroganoff, que teriam dado origem ao nome do prato.
Ao anunciar o fim do protesto, que durou menos de 24 horas, o Bar da Onça determinou que enviará a renda da venda do prato para o projeto social Pão do Povo da Rua.
O restaurante não foi o único a protestar contra o governo russo. O Levels Lounge Bar, em São Paulo, mudou o nome do drink Moscow mule para Kiev mule. De acordo com a Folha de S. Paulo, a a vodca russa foi substituída pela sueca Absolut.