A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em novembro de 2021, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados na manhã desta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é o menor desde o trimestre encerrado em janeiro de 2020, quando o percentual foi de 11,4%.
Com o resultado, o Brasil alcançou a oitava pesquisa trimestral consecutiva com redução da taxa de desemprego. Desde abril de 2021, quando o índice começou a cair, a taxa de desempregados já foi reduzida em mais de 3 pontos percentuais.
Ainda de acordo com os dados apresentados nesta sexta, o Brasil tinha 94,930 milhões de trabalhadores ocupados, entre formais e informais, no trimestre encerrado em novembro de 2021. A população ocupada aumentou em 3,5% em um trimestre, o que indica a abertura de 3,205 milhões de postos de trabalho, entre formais e informais.
Segundo o IBGE, entre os setores que apresentaram aumento da taxa de trabalhadores ocupados, na comparação com o trimestre anterior, apareceram o comércio, com aumento de 4,1%; a indústria, com crescimento de 3,7%; e o segmento de alojamento e alimentação, um dos mais prejudicados desde o início da pandemia de Covid-19, com um acréscimo de 9,3%.
Fonte: Pleno News