Avanço da ômicron fez as prefeituras recuarem na realização dos eventos.
As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo anunciaram, nesta sexta-feira (21), o adiamento dos desfiles das escolas de samba para o dia 21 de abril, fim de semana do feriado de Tiradentes. A anúncio ocorre em meio ao avanço descontrolado da variante ômicron no país.
Em nota conjunta, as gestões municipais afirmam que a medida é “em respeito ao atual quadro da pandemia de Covid-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”.
– O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades – diz a nota.
O comunicado diz ainda que “maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno”.
O adiamento do evento ocorre dias após o prefeito do Rio definir que não haveria desfile dos tradicionais blocos de rua. Até então, estava mantida a festa das escolas de samba no sambódromo carioca. Postura semelhante foi adotada pela prefeitura paulista, que ainda nesta semana divulgou as medidas sanitárias que deveriam ser adotadas no Anhembi, incluindo o uso de máscaras por parte dos foliões e comprovante de vacina.
No entanto, as duas cidades viram uma explosão no número de casos da variante ômicron nas últimas semanas, o que tornou inviável a realização dos desfiles.
VEJA NA ÍNTEGRA A NOTA CONJUNTA DAS PREFEITURAS
As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.
O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca, Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano, Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.
Maiores informações sobre a nova programação do carnaval no feriado de Tiradentes serão divulgadas em momento oportuno.
Fonte: Pleno News