ClipFM – 88.7

Pesquisa revela que 39% dos brasileiros pretendem gastar menos em 2022

Os consumidores pretendem gastar menos em 2022. Esta é uma das conclusões da pesquisa realizada pela Hibou, especializada em mercado e consumo, e mostra que 39% dos brasileiros pretendem gastar menos neste ano. O levantamento revela também que para 25%, os gastos serão mantidos e 12% avaliam que vão gastar mais. Os demais 23% ainda não sabem fazer uma estimativa.

Conforme a pesquisa da Hibou, 52% dos entrevistados apontam que entram em 2022 com as contas em dia e 12% afirmam que têm dinheiro sobrando. Por outro lado, 36% declararam que iniciam o ano com dívidas. Desses, mais de um em cada quatro (36%) possui débitos que superam os R$ 15 mil.

Para Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo, os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. “Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021. Para 30%, as compras serão feitas tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas”, completa Lígia.

A pesquisa mostra ainda que entre os destinos preferidos aparecem praia deserta (51%); sítio/chácara (32%); hotéis-fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%) e metrópole (10%).

O encontro com amigos e família para um churrasco é também um evento pretendido por 21% dos entrevistados. Para 18%, a ida a algum bar é uma certeza para 2022. Os bares e restaurantes ainda não são um ambiente seguro para um terço da população, e 34% dos brasileiros ainda não se sentem confortáveis para ir a lugares fechados.

Neste início de ano, 17% afirmam que ficarão em casa, pois acreditam que ainda não é hora de reunir os amigos; e 14% pretendem continuar curtindo com a turma em casa, pedindo bebidas e petiscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *