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Twitter após pedidos de censura: Não iremos “arbitrar a verdade”

Política de ‘combate às fake news’ tem gerado polêmica nas redes sociais.

Após as polêmicas e acusações de censura e de conivência no ‘combate às fake news’ promovido pelo Twitter, a rede social disse que possui “o desafio de não arbitrar a verdade”. De acordo com a empresa, desde março de 2020, o Twitter tem tomado atitudes contra publicações que “possam expor as pessoas a mais risco de contrair ou transmitir” a Covid-19.

Por meio de nota, a rede social disse que sua política de combate a fake news “não prevê a atuação em todo conteúdo inverídico ou questionável sobre a pandemia, mas em tuítes que possam expor as pessoas a mais risco de contrair ou transmitir a doença”.

Diversos usuários da rede acusam a empresa de censurar mensagens favoráveis ao tratamento precoce contra a Covid-19, mas há também os que acreditam que o Twitter deveria ser mais rígido e remover mais conteúdos do ar. De acordo com a nota, a plataforma deve “dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas. Isso é servir à conversa pública”.

A empresa disse ainda que iniciou um teste de “denúncia de informações enganosas em diferentes categorias, incluindo Covid-19, nos EUA, Austrália e Coreia do Sul” e que poderá implementar a medida em todo o mundo dependendo dos resultados obtidos.

O Twitter ressaltou que as medidas tomadas contra os conteúdos considerados enganosos seguem “critérios específicos” que podem ser encontrados na Central de Ajuda da rede social.

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA:
Temos acompanhado as discussões sobre nossa atuação para conter a desinformação no Twitter, especialmente relacionada a Covid-19. Enquanto avaliamos internamente revisões em nossos processos e análises, gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Desde março de 2020, o Twitter possui uma política para tratar informações enganosas sobre Covid-19. Ela não prevê a atuação em todo conteúdo inverídico ou questionável sobre a pandemia, mas em Tweets que possam expor as pessoas a mais risco de contrair ou transmitir a doença.

Nossa abordagem a desinformação vai além de manter ou retirar conteúdos e contas do ar. O Twitter tem o desafio de não arbitrar a verdade e dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas. Isso é servir à conversa pública.

Levamos em conta critérios específicos para a tomada de medidas que vão desde sinalizar um Tweet como enganoso até a suspensão permanente de uma conta.

É possível encontrá-los em nossa Central de Ajuda

Desde que a política foi lançada, atuamos em parceria com especialistas para trazer informações confiáveis ao Twitter e monitoramos conversas para identificar e tomar medidas proativamente em caso de violação às regras.

Além disso, @MomentsBrasil reúne Tweets de fontes confiáveis que contrapõem, contextualizam e desmentem afirmações controversas ou questionáveis que surgem em conversas na plataforma. É possível encontrar os conteúdos diretamente na aba Explorar.

Como costumamos fazer nas atualizações de produto, recentemente iniciamos um teste de denúncia de informações enganosas em diferentes categorias, incluindo Covid-19, nos EUA, Austrália e Coreia do Sul. A eventual implementação em todo o mundo dependerá dos resultados aferidos.

Em relação à verificação, lançamos uma nova política de acordo com comentários feitos pelas pessoas, cujos critérios estão disponíveis publicamente.

Vale lembrar que o selo azul tem como objetivo confirmar a autenticidade de perfis de alto alcance e engajamento.

Porém, o processo de implementação requer aprendizado e revisões, dado que é recente e está sujeito a imprecisões e equívocos.

Ouvimos os questionamentos e reavaliamos, onde erros foram cometidos, fizemos correções.

Todas as contas, incluindo as verificadas, devem seguir as Regras do Twitter. No caso de violação das regras por um perfil verificado, as medidas cabíveis poderão incluir a remoção do selo.

Vale reforçar que ninguém no Twitter é responsável, sozinho, por nossas decisões, e é lamentável ver pessoas que trabalham na empresa sofrerem cobranças dirigidas como se respondessem pelas medidas isoladamente.

Novos comportamentos e conversas surgem a todo momento e trabalhamos para que nossas políticas e ações reflitam essas mudanças.

Continuaremos compartilhando detalhes sobre nosso trabalho com foco na saúde da conversa pública e na segurança das pessoas.

Fonte: Pleno News

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