Um jornal de circulação nacional indicou a possibilidade de vacinas aplicadas fora do período de validade em 1.532 municípios do país. Ele menciona duas doses que teriam sido aplicadas na cidade. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde explica que todos os dados da vacina, inclusive seu vencimento, são verificados na retirada da grade junto à Regional de Saúde, na chegada, antes de dar entrada no sistema de estoque municipal, na dispensação para o Centro Esportivo do Trabalhador (CET) e no momento da aplicação.
Indaiatuba recebeu 2.170 doses do lote 4120z005, SarsCov de 10 doses, AstraZeneca/Oxford, mencionado na matéria. A validade do lote era para 14 de abril de 2021. Todas as doses foram aplicadas entre os meses de janeiro e fevereiro, sendo que a última dose aplicada ocorreu em 17 de fevereiro.
A Saúde reforça que no cadastro do Minha Vacina, cada pessoa pode conferir a data de validade e o dia da aplicação, além de outras informações.
O Departamento de Informática a pedido da Saúde realizou um levantamento do referido lote, validades e datas de aplicação e não identificou nenhum prazo vencido.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com a transparência e seriedade em seu trabalho e no combate, prevenção e vacinação contra a Covid-19.