O time entrou em campo usando camisas onde seus nomes foram completados com “Do Vigor”, em referência ao torcedor, e com uma faixa com os dizeres: Não à homofobia.
O Sport entrou em campo fazendo uma homenagem a Gil do Vigor, o economista Rubro-negro que participou do BBB 21. A ação, na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, foi impulsionada como resposta a um episódio de homofobia causado por um dos conselheiros do Sport contra Gilberto. O time entrou em campo usando camisas onde seus nomes foram completados com “Do Vigor”, em referência ao torcedor, e com uma faixa com os dizeres: Não à homofobia.
Além das camisas, os jogadores ainda comemoraram o gol da partida com a dancinha de Gil, o “tchaki tchaki”, que foi alvo das críticas homofóbicas do conselheiro.
O economista celebrou a homenagem e acompanhou o jogo com entusiasmo. Em seu Twitter, ele comentou: “Ganha esse jogo SPORTTTTTTT PELO AMOR DE DEUS.”
Ganha esse jogo SPORTTTTTTT PELO AMOR DE DEUS. https://t.co/ki95pYS6xQ
— GIL DA VIGOR 🎓 (@gilnogueiraofc) May 16, 2021
Gilberto foi à Ilha do Retiro e recebeu uma camisa personalizada do Sport na última quarta-feira (12). Na ocasião, o torcedor comemorou com sua típica dancinha, o “tchaki tchaki”. Contudo, um dos conselheiros do time se manifestou contra a dança do ex-BBB e compartilhou áudios com teor homofóbico contra Gil. “Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, ou onde ele quisesse, eu não estava nem aí. Mas foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização”, declarou o conselheiro.
No mesmo dia, em sua rede social, o torcedor manifestou sua dor por sofrer homofobia de alguém que representa seu time do coração. “Primeiro ataque homofóbico que me deparo após o BBB e posso garantir, ainda machuca MUITO! Mas sigo firme e providências serão tomadas. Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo que venho vivendo…… É muita dor!”, postou em seu Twitter.
Torcedores e jogadores do Sport prestaram apoio a Gilberto na ocasião, como foi o caso do capitão do time, Patric, que entrou em defesa do economista. “O Sport Clube do Recife tem no seu DNA ser um clube plural. Somos todos iguais. @gilnogueiraofc conte conosco. Você nos representa”, publicou o capitão.
Fonte: Folha de Pernambuco