A rede Lojas CEM (de Centro dos Eletrodomésticos e Móveis) é, de fato, um verdadeiro centro de excelência no comércio de bens duráveis. Possui 286 filiais em prédios padronizados, com mais de 1.400 metros quadrados de área cada um, dos quais 275 são próprios. É a varejista brasileira de melhor performance; a primeira em liquidez corrente, segundo a publicação “Maiores e Melhores” da Revista Exame.
Presente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, é “a melhor empresa de comércio do País”, segundo o Jornal Brasil Econômico; “a mais admirada”, segundo a Revista Carta Capital; e foi três vezes eleita “a melhor empresa de varejo do Brasil” pelo Jornal Valor Econômico, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian (Prêmio Valor 1000 – 2005/2012/2013).
Com tantas conquistas, é difícil imaginar que a gigante Lojas CEM tenha começado como simples bicicletaria, na pequena cidade de Salto, interior de São Paulo, onde mantém sua sede até hoje. Em 1.952, seu fundador, Remígio Dalla Vecchia, sonhava apenas melhorar as condições de vida da família e, para iniciar o negócio, teve que contar com a ajuda da esposa, Nair Zanni Dalla Vecchia (operária em uma fábrica de tecidos).
Ao longo de 68 anos de história, com esforço e a determinação dos filhos e do genro do fundador, a rede Lojas CEM transformou-se em uma das maiores empresas de varejo do País, com faturamento anual superior a R$ 5 bilhões. Gera mais de 11 mil empregos diretos, mais de mil indiretos e tem mais de treze milhões de clientes cadastrados.
Mesmo em meio à crise do COVID-19, com todas as suas lojas fechadas por mais de sessenta dias, a rede manteve todos os seus
colaboradores empregados, continuou investindo na construção de novas lojas, que serão inauguradas ainda neste ano, e está dobrando a capacidade de estoque de seu Centro Administrativo e de Distribuição, localizado em Salto (SP), cidade sede da empresa.
O CAD da rede conta hoje com 121.600 metros quadrados de área construída (incluindo os setores administrativos) e está instalado em um imóvel próprio com mais de 900 mil metros quadrados, permitindo futurasampliações. O Depósito 2, cujas obras prosseguiram mesmo na quarentena, elevará de 102.000 para 204.000 metros quadrados o espaço para estoque de mercadorias.
São mais de três mil itens em móveis, eletrodomésticos, smartphones, informática e utilidades domésticas vendidos em suas lojas
pelo tradicional “Carnezinho” das Lojas CEM. A rede financia todas as suas vendas a prazo com recursos próprios e não depende de bancos ou de financeiras para continuar crescendo.
Em cada cidade onde se instalam as Lojas CEM geram empregos, aumentam a arrecadação de impostos, fortalecem o comércio local e oferecem novas opções de consumo à população. A rede movimenta a economia local antes mesmo da abertura da loja, adquirindo o imóvel e construindo sempre um majestoso prédio para receber os clientes.
A rede oferece preços baixos; crédito fácil, feito e aprovado na própria loja; entregas rápidas, a partir de quarenta e oito horas, e o melhor atendimento do mercado. Seus vendedores são treinados e especializados e seu pessoal de comando é composto por profissionais da própria rede, que vão se desenvolvendo e crescendo na própria empresa.
Por tudo isso, seus clientes e até fornecedores não se cansam de repetir o slogan da rede: Ainda bem que tem Lojas CEM!